quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Rafael Leitão bicampeão dos Jais



O maranhense (na foto, jogando de negras contra o MI Felipe El Debs) venceu novamente o principal evento por equipes do Brasil, representando a cidade de Americana


Com um ponto e meio de vantagem sobre a vice-campeã Pindamonhangaba, Americana conquistou o segundo título consecutivo dos Jogos Abertos do Interior de São Paulo (Jais), competição considerada olimpíada do esporte no Brasil.
A formação da seleção americanense foi considerada pela comunidade enxadrística como uma das mais fortes da história dos Jais. Além do maranhense Rafael Leitão, Americana contou com os também Grandes Mestres Internacionais Alexandr Fier e Gilberto Milos, com o Mestre Internacional Krikor Mekhitarian, com o Mestre Fide Luiz Loureiro e com o não-titulado Alexandre Sigrist – os dois últimos foram os reservas.
Rafael representa a equipe da cidade em que reside desde 1995, quando possuía apenas 15 anos. Nesse intervalo de tempo, em apenas duas ocasiões o maranhense disputou o Jais por outras equipes: foi campeão por Santos e São Caetano do Sul. A forte relação com o município lhe rendeu o título de cidadão americanense em 2001.

Temporada
O ano de 2009 tem sido extremamente positivo para Leitão. Ele foi campeão do Memorial Antonio Rizzoni, em Campinas-SP, com uma performance impressionante de 9 dos 10 pontos possíveis; classificou-se no Zonal 2.4 para mais uma Copa do Mundo; foi campeão pela Seleção Brasileira das Olimpíadas do Mercosul e do Pan-americano, torneio em que fez o ponto decisivo do Brasil contra o cubano Lázaro Bruzón; e agora conquistou o bicampeonato dos Jogos Abertos, por Americana. Esse retrospecto o fez alcançar o rating de 2623, o maior de sua carreira.
“Estou bastante satisfeito. Agora é esperar o emparceiramento da Copa do Mundo para estudar as linhas que meu adversário costuma jogar”, comentou Rafael Leitão.
A Copa acontece de 20 novembro a 15 de dezembro, em Khanty-Mansysk, Sibéria. Já o emparceiramento, será divulgado em 2 de novembro, imediatamente após a publicação da lista atualizada de rating da Federação Internacional de Xadrez (Fide).

Nenhum comentário:

Postar um comentário